Que tipo de Mulher você é?


Que tipo de Mulher você é?
Mulher egocêntrica, 'outrocêntrica' ou cristocêntrica? - Ajuste o seu Foco!


"Tudo foi criado por meio dEle e para Ele."
Colossenses 1:16,17


"Uma mulher cristocêntrica faz sua vida girar em torno de Cristo.
Ela olha para além dos seus desejos, das coisas, pessoas e circunstâncias.
Ela olha para Cristo, que é o seu alvo" (Fl 3:14)


A nossa vida gira em torno daquilo que é mais importante para nós. Não podemos fugir do fato de que tudo o que fazemos é motivado pelo que colocamos em primeiro lugar em nosso coração. Gostaria de falar aqui brevemente sobre três tipos de mulheres: a mulher egocêntrica, a mulher 'outrocêntrica' e a mulher cristocêntrica.

Por mulher egocêntrica entenda aquela mulher que coloca a si mesma como motivação e alvo de tudo o que vai fazer. Ela vive para ela mesma, faz o que lhe traz mais felicidade e realização, independente do que isso signifique para os outros ou para Deus.

Por mulher 'outrocêntrica' entenda a mulher que coloca os outros como razão e foco de suas ações. Não que ela tenha uma preocupação sadia em agir pelo bem do outro, mas uma dependência excessiva da aprovação, da atenção e do amor de outras pessoas como fonte de sua felicidade e realização. Ela faz tudo para agradar o esposo, os filhos ou outra pessoa qualquer, mesmo que isso signifique deixar Deus em segundo plano.

Já a mulher cristocêntrica faz sua vida girar em torno de Cristo. Ela olha para além dos seus desejos, das coisas, pessoas e circunstâncias. Ela olha para Cristo, que é o seu alvo (Fl 3:14)

Qualquer estilo de vida que não seja o cristocêntrico é um estilo de vida idólatra, porque tira Deus do centro, e coloca qualquer outra coisa. Além de idólatra, um estilo de vida que não seja cristocêntrico é um estilo de vida miserável, porque carrega consigo a certeza de motivações, alvos e foco errados, instáveis, inúteis, finitos, falíveis.

Quando a motivação da mulher não é Cristo sua vida segue vazia porque nem nós mesmas e nem outras pessoas são capazes de dar plenitude de significado e alegria à nossa vida. Além disso, as pessoas, mais cedo ou mais tarde, irão nos decepcionar. O fato é que nos decepcionamos até conosco mesmas.

Uma mulher cristocêntrica é aquela que faz tudo em sua vida girar em torno de Cristo: suas motivações, seus alvos, seu foco. Essa mulher é mais feliz e satisfeita que qualquer outra porque alicerça sua vida sobre algo perfeito, eterno e imutável - Cristo. Ela não teme o que acontece à sua volta, porque confia em um plano soberano e não em pessoas pecadoras ou em circunstâncias passageiras. Ela caminha a passos firmes, porque seu alvo é certo e não determinado por eventos aleatórios. Ela não se desespera e nem se decepciona, pois vive para Cristo que é perfeito.

Colocar Cristo no centro, como alvo motivador de tudo o que fazemos nos dá a certeza de que nada que fazemos é em vão. Mesmo quando a vida parecer sem sentido aos olhos humanos teremos motivo pra viver - Cristo. Mesmo quando um marido insensível e pecador trouxer à tona uma vontade e um motivo pra não se submeter, nos submeteremos como ao próprio Cristo. Mesmo quando o trabalho doméstico parecer sem valor e pouco reconhecido por aqueles a quem eu sirvo, servimos por causa do nome de Cristo.

Aproveite este momento para ajustar o foco de sua vida:

O FOCO da nossa VIDA dever ser CRISTO
"Porquanto para mim, o viver é Cristo..." Filipenses 1:21

O FOCO da nossa SUBMISSÃO deve ser CRISTO
"As mulheres sejam submissas como ao Senhor..." Efésios 5:22

O FOCO do nosso TRABALHO DOMÉSTICO deve ser CRISTO
"...para que a palavra de Deus não seja difamada." Tito 2:5

O FOCO de nossas ações deve ser CRISTO
"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o SENHOR e não para HOMENS." Colossenses 3:23

POR QUÊ?
"Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste" Colossenses 1:16,17

Uma mulher cristocêntrica faz sua vida girar em torno de Cristo. Ela olha para além dos seus desejos, das coisas, pessoas e circunstâncias. Ela olha para Cristo, que é o seu alvo (Fl 3:14)

Um abraço de quem precisa lembrar diariamente de olhar para o alto,
Renata Veras

Publicado originalmente em 26/09/2014, 15:22h

You Might Also Like

2 comentários

  1. Muito obrigada por nos exortar sobre isso, irmã! Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada irmã Vera, seu livro tem sido uma benção para as mulheres de nossa igreja.
    Deus a abençoe sempre!

    ResponderExcluir

Popular Posts